Antigo dono de equipa de F1 criou táxi voador eléctrico

Há mais uma "start-up" pronta a lançar um táxi aéreo para revolucionar a forma como nos deslocamos na cidade. Denomianda Vertical Aerospace, esta empresa britânica foi fundada por Stephen Fitzpatrick, CEO da Ovo Energy e antigo proprietário da equipa de Fórmula 1 Manor Racing.

Criar um pequeno táxi aéreo totalmente eléctrico e que descola na vertical já não é notícia em 2018, afinal já há gigantes como a Airbus e a Uber nesta "luta", mas este Vertical Aerospace promete distinguir-se dos restantes e afirmar-se como uma tecnologia capaz de ser usada já nos próximos anos.

As primeiras demonstrações públicas deste táxi aéreo de 750 quilos já decorreram no aeroporto de Cotswold, em Gloucestershire, e a empresa britânica garante que o serviço poderá estar totalmente funcional em 2022, ainda que com pilotos a bordo, de forma a cumprir a regulamentação existente no mundo da aviação.

"Estamos a investir em toda a evolução tecnológica que está a decorrer no espaço aéreo, mas estamos a tentar aplicar isso em algo que seja possível usar no mundo real e que seja possível de executar dentro de 4 anos", afirmou Stephen Fitzpatrick, em declarações à Reuters.

Apesar das diferenças para o mundo da Fórmula 1, Fitzpatrick garante que os conhecimentos adquiridos nos tempos da Manor também foram usados neste novo projecto. "Aprendemos muito com a Fórmula 1, quer em termos de tecnologia e de ritmo de desenvolvimento", começou por dizer Fitzpatrick, citado pelo "The Verge". "Os materiais leves, a aerodinâmica e os sistemas eléctricos desenvolvidos na F1 podem ser aplicados a aviões, muito mais do que aos transportes terrestres", acrescentou.

Recorde-se que desde que esta pequena empresa foi fundada, em 2016, já contratou 28 engenheiros e especialistas aeroespaciais a empresas como a Airbus, Boeing, Rolls-Royce, Martin Jetpack e GE, pelo que experiência na construção de aviões é coisa que não falta na equipa.

Em destaque